O respirador de segurança é um equipamento fundamental para áreas que a proteção respiratória esteja em risco. PFF é a sigla para peça facial filtrante, o que significa que este respiradores possuem o corpo como parte filtrante do respirador. Existem 3 tipos de proteção PFF1, PFF2 e PFF3, onde a diferença se dá pelo nível de proteção e ela eficiência de cada uma. Neste artigo vamos te explicar de maneira resumida cada uma delas.

Respirador PFF1

O respirador PFF1 tem proteção contra poeira e névoas (não oleosas). Protege de fibras têxteis, minério de ferro, carvão, cimento refinado, talco, poeiras vegetais, poeiras de lixadeiras ou esmerilhadeiras. Não utilizar para proteção contra amianto (asbesto), sílica e fumos.

Tem eficiência mínima. de 80% e penetração máxima. de 20%.

Respirador PFF2

Respirador PFF2 tem proteção contra poeiras, névoas (não oleosas) e fumos metálicos e plásticos. Além de todas as proteção da PFF1 protege também contra fumos metálicos e plásticos, sílicas e agentes biológicos potencialmente patogênicos (neste caso utilizar modelo sem válvula de exalação). Não é indicada para procedimentos médicos ou odontológicos.

Com eficiência mínima. de 94% e penetração máxima. de 6%.

Respirador PFF2 Carvão

Também chamada de PFF2 VO, este respirador possui as mesmas especificações da PFF2 comum (proteção contra poeiras, névoas (não oleosas) e fumos metálicos e plásticos. Seu adicional está no carvão ativado que proporciona alívio contra certos vapores orgânicos.

Possui a mesma eficiência mínima de 94% e penetração máxima. de 6%.

Respirador PFF3

Por fim, o respirador PFF3 possui proteção contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos. Possui as mesmas especificações da PFF1 e PFF2 possui proteção contra partículas tóxicas finíssimas como amianto, sílica, arsênios berílio, prata, platina, chumbo, algodão, cádmio e radionuclídeos. Quando utilizar para proteção contra agentes biológicos potencialmente patogênicos utilizar modelo sem válvula de exalação.

Eficiência mínima 99% e penetração máxima 1%.

Antes de comprar o respirador, consulte o C.A. e a ficha técnica do produto com o fabricante para uma avaliação mais precisa para o tipo de atividade que irá exercer.